06 dezembro, 2008

Historia NIVEA


Depois de muito blábláblá, vamos ao que interessa.
Em um dos módulos da formação, foi proposto um exercício muito giro. Temos que escolher um produto, que no meu caso foi a NIVEA, e descobrir todo tipo de coisa relacionada com a logomarca da empresa, marketing e publicidade.
O site da empresa está muito bem feito, mostra de forma cronológica toda a historia da empresa, desde sua criação, até os dias actuais. Agora irei escrever de forma global sobre a NIVEA, descrevendo um pouco de sua historia.
O começo da história da NIVEA está ligado a 3 homens importantes, o primeiro o Sr. Paul C. Beiersdorf, que foi o fundador da empresa alemã Beiersdorf, que foi posteriormente comprada pelo Dr. Oscar Troplowitz transformando-a na empresa que todos nós conhecemos, NIVEA. O terceiro Sr., não menos importante, chamado Prof. Paul Gerson Unna, que mostrou ao Dr Troplowitz a invenção do Eurerite, que foi base para o desenvolvimento do NIVEA Creme.
Em 1911, graças a Dr. Isaac Lifschutz que descobriu o emulsionante EUCERITE, o Dr. Troplowitz criou uma base para algo completamente novo, o NIVEA CREME.
Apois sua criação o creme NIVEA, começou a ser vendido em uma lata amarela, a qual seguia uma TENDENCIA ARTISTICA POPULAR nessa época - A ART NOUVEAU - caracterizada por formas ornamentais entrelaçadas, inspirada na natureza.
O nome NIVEA, surgiu a partir do latino "niveu/nivea/niveum, já que o Dr. Troplowitz estava seguir o COSTUME DA ÉPOCA DE ATRIBUIR NOMES LATINOS A PRODUTOS FARMACEUTICOS.
O interessante desse produto é que em quase 100 anos, pouca coisa mudou em sua fórmula desde os tempos em que fora criado.
Em 1914, a empresa fez negocio com 34 países em todo o mundo, sendo que 42%das vendas foram geradas no estrangeiro.
Em 1924, foi desenvolvido um estilo publicitário completamente novo para NIVEA. A marca NIVEA foi totalmente relançada ao nível das embalagens e da publicidade, apelando às pessoas activas. O azul e o branco tornaram-se as cores representativas da marca. A bonita decoração Art Nouveau da lata abriu caminho a um look mais contido. A lata azul com o logótipo branco NIVEA fez a sua estreia em 1925.
Em 1931, a Beiersdorf, empresa por detrás da marca NIVEA, tinha 20 fábricas em todo o mundo e empregava mais de 1400 pessoas.
Durante e depois da 2ª Guerra Mundial, a empresa alemã Beiersdorf perdeu os direitos sobre NIVEA em muitos países. O desenvolvimento de produtos e a publicidade estavam agora nas mãos de diferentes proprietários locais. No entanto, a Beiersdorf conseguiu rapidamente comprar de volta esses direitos, ganhando o último que faltava nos anos 90.
Foi em 1959 que o logo NIVEA Creme, com a característica palavra “Creme”, apareceu pela primeira vez numa lata NIVEA. Juntamente com as poderosas letras NIVEA, escritas de uma forma clássica, este logotipo tinha grande significado a outrora pura lata azul. As explicações sobre o produto – “para o cuidado da pele” introduzidas em 1928, e ”para a casa e para o desporto” em 1931 – já não eram necessárias, pois NIVEA Creme já tinha alcançado há muito o estatuto da clássica marca internacionalmente conhecida.
O eficaz e bem sucedido logo permanecem inalterados até aos dias de hoje.
Todas as mensagens da publicidade da NIVEA têm uma cara NIVEA totalmente independente. O tão conhecido tipo de cara NIVEA Bold, foi especialmente desenvolvido a partir do logo clássico da NIVEA.
Uma definição standard do estilo da NIVEA foi compreensivelmente aplicado a nível internacional, a partir do final de 2000.
A font completa de NIVEA, exclusivamente desenhada por Achaz Prinz Reuss, consiste nos 12 tipos de rostos e uma versão do conhecimento NIVEA Bold.
O BOLD, o MEDIUM, BOOK e LIGTH são algumas das fontes utilizadas.
NIVEA é apresentado online em 48 países e em cerca de 28 línguas diferentes. Os sites locais são adaptações do site internacional na estrutura e no design, assegurando uma configuração consistente da marca NIVEA a nível internacional.

Sem comentários: